Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pérolas da Urgência

37ºC não é febre

Pérolas da Urgência

37ºC não é febre

E se a Medicina fosse Hollywood?

Às vezes, quando estou a estudar alguma coisa super interessante e crucial para a minha formação como médico, como por exemplo, sei lá, as mutações na UDP-glucoroniltransferase, dou por mim a ocupar a minha cabeça com assuntos também eles muito interessantes mas certamente menos importantes para a minha formação. Um dos mais recentes que me assolou o pensamento enquanto eu me obrigava a gostar dos defeitos de conjugação da bilirrubina foi "E se a Medicina fosse Hollywood?". Dei por mim a estabelecer paralelismos entre as várias especialidades e os actores mais conhecidos da capital do cinema americano. O resultado foi este.

 

Pediatria: Tom Hanks

 

Resultado de imagem para tom hanks

Tom Hanks é aquele actor de quem toda a gente gosta. Ninguém tem nada de mal a dizer sobre ele e é conhecido por ser um tipo porreiro e com bom temperamento. Da mesma forma, no mundo da Medicina, toda a gente gosta dos pediatras. Talvez pelo seu ar sempre jovial, ou pelo facto de terem escolhido fazer aquilo que dá pavor à maior parte dos médicos, ou seja, tratar crianças e, pior que isso, os seus papás e mamãs.

 

Ortopedia: Dwayne "The Rock" Johnson

 

Resultado de imagem para dwayne johnson

 

É difícil não ver as semelhanças entre The Rock e um ortopedista. Ambos gostam de levantar pesos, ambos são gozados pelos colegas, que os acham broncos ou pouco inteligentes. E antes de me dizerem que estou a exagerar, recordo-vos a piada clássica "O que é um ensaio duplamente cego? Dois ortopedistas a olhar para um ECG". Todos já contámos esta piada e nem vale a pena negá-lo. Mas a verdade é que, no fim do dia, tal como Dwayne Johnson que foi o actor mais bem pago de Hollywood durante vários anos, também os ortopedistas são quem leva mais dinheiro para casa no fim do mês. Afinal de contas, parece que martelar sempre rende algum dinheiro. Joke's on you.

 

Psiquiatria: Jim Carrey

 

Resultado de imagem para jim carrey

 

Jim Carrey é um tipo estranho. Ok, admito que ao início somos capazes de lhe achar alguma piada, mas ao fim de alguns minutos aquelas expressões faciais só nos fazem desejar distância e, se possível, uma seringa de haloperidol no bolso. Com os psiquiatras acaba por ser parecido. Todos sabemos que são muito importantes, tal como os pediatras tratam aquelas doenças ou doentes dos quais os restantes só querem fugir. Ainda assim, apesar de gostarmos muito deles, preferimos vê-los à distância, de preferência lá longe naquele serviço em que todas as janelas se encontram revestidas por grades.

 

Anatomia Patológica: M. Night Shyamalan


Resultado de imagem para m night shyamalan

 

Ok, eu sei que M. Night Shyamalan não é um actor, mas faz parte da máquina de Hollywood e portanto está a valer. Toda a gente conhece as produções deste senhor e, portanto, toda a gente sabe que a maior parte dos seus filmes é revestido de uma aura negra, cujo paralelismo apenas consigo estabelecer com os anátomo-patologistas.  Quando pensamos em anatomia patológica vêm-nos à cabeça aqueles seres que passam o dia enfiados no seu buraco no piso -2, que normalmente é também o piso da morgue, a fazer autópsias e outro tipo de coisas mórbidas. Tal como os realizadores, raramente aparecem ou dão a cara, mas todos sabemos que, da mesma forma que o sucesso de um filme depende da qualidade de quem o realiza, também a função dos anátomo-patologistas é crucial para o funcionamento do Hospital.

 

Medicina Interna: A Patrulha da Noite

 

Resultado de imagem para night's watch

 

Mais uma vez, o paralelismo que aqui é feito não se relaciona necessariamente com um actor ou actriz de Hollywood, mas sim com um grupo de personagens que todos conhecemos tão bem. E se não sabes quem é a Patrulha da Noite, só tenho duas coisas para te dizer:

 

1) Em que buraco andaste enfiado nestes últimos anos?

 

2) Vai já imediatamente ver todas as temporadas de Game of Thrones de seguida para perceberes do que estamos a falar aqui.


Pronto, pronto, eu sei que a função do internista não é só fazer urgência, apesar de ser isso que muita gente acha, sobretudo quem manda em nós. Mas se virem bem, ninguém se assemelha mais ao internista do que os membros da Patrulha da Noite. Para que os outros possam dormir descansados em casa, alguém tem que guardar a noite. Alguém tem que combater e impedir a entrada desses seres ignóbeis que vão à urgência às quatro da manhã com comichão no couro cabeludo há três meses (que são o equivalente médico dos White walkers). Além do mais, da mesma forma que na série Game of Thrones fazer parte da Night's Watch é visto como uma espécie de castigo, na Medicina fazer urgência é mais ou menos a mesma coisa. Com a diferença de que provavelmente nem os guardas da Patrulha da Noite recebem oito euros à hora.

 

Dermatologia: Katherine Heigl / Gwyneth Paltrow

 

heigl paltrow.png

 

Por fim, para estabelecer o paralelismo entre Hollywood a especialidade de Dermatologia tive, obviamente, de pesquisar sobre quem é o actor ou actriz de quem menos gente gosta. Aparentemente, tanto Katherine Heigl como Gwyneth Paltrow são bastante detestadas pelos seus pares em Hollywood e muita gente atribui este facto ao seu temperamento. Do mesmo modo, toda a gente sabe que na Medicina ninguém gosta dos dermatologistas. E não tem rigorosamente nada a ver com ter inveja do seu estilo de vida, do facto de não fazerem noites ou do facto de terem direito a cremes à borla e inscrições em congressos nas ilhas Seychelles, entenda-se. E se não concordam comigo nesta comparação, peço-vos para imaginarem na vossa cabeça uma dermatologista. Se a imagem de uma mulher loura, maquilhada, com o cabelo impecavelmente arranjado e de saltos altos não vos vier à cabeça, sinceramente não sei o que há de errado convosco.


E pronto, é tudo por hoje. Se se lembrarem de mais paralelismos é favor de os partilhar, se faz favor. E se ficaste ofendido com alguma coisa que foi dita aqui, deixa-me dizer-te que a minha preocupação com isso é semelhante ao nível de insulina endógena a circular nos vasos de um indivíduo com Diabetes mellitus tipo 1.

 

  • 1 comentário

    Comentar post